segunda-feira, 2 de maio de 2005

A vitória do Estádio


Ontem fui ao premiado Estádio do Braga, da autoria do premiado Eduardo Souto Moura.

Tive ali oportunidade de ouvir alguns locais expressarem as suas opiniões sobre o dito imóvel. E fiquei a saber que eu sou um "bruto de um lisboeta ignorante" que não percebo que "os estádios não têm nada que ser bonitos, têm que ser práticos".

Bom, eu estive lá, assisti ao jogo, e quanto a mim, "um bruto de um lisboeta ignorante" (ainda por cima, fã incondicional do Arq. Souto Moura), o Estádio pareceu-me muitíssimo prático. É, sem dúvida, uma obra prima da arquitectura (e engenharia) portuguesa, que deveria ser tida por muitos como um exemplo de como se pode fazer arte com utilidade.

Quando vejo da janela de minha casa um enorme mono revestido de azulejos amarelos e verdes, tenho muita pena que ali para os lados do Campo Grande não houvesse também uma pedreira que o Arq. Souto Moura pudesse ter aproveitado.

Ontem o Sporting ganhou (e muito bem) o jogo contra o Braga. Mas francamente em matéria arquitectónica, o Braga ganha todo e qualquer campeonato!


Sem comentários:

Enviar um comentário