domingo, 12 de agosto de 2007

Um dia que DEUS estava dormindo e o Espírito Santo
andava a voar, Ele foi até a caixa dos milagres e roubou três.
Com o primeiro Ele fez com que ninguém soubesse que
Ele tinha fugido; com o segundo Ele se criou
eternamente humano e menino; e com o terceiro Ele
criou um Cristo eternamente na cruz e deixou-o pregado
na cruz que há no céu e serve de modelo às outras.
excerto do poema do Menino Jesus de Fernando Pessoa
O minha grande questão com a Igreja do Vaticano está um pouco resumida em Pessoa, Jesus cresceu e os Homens apoderaram-se da sua mensagem, que é simples e clara como as ideias de uma criança. Os Homens fizeram-no crescer, e, em vez de se moldarem à sua imagem, moldaram Jesus à sua vontade. Jesus é humano e pecador, desconhecedor de toda a verdade do mundo, tolerante e com humor, não faz exclusões.

2 comentários:

  1. Terá sido Jesus, o homem que soube ler e melhor interpretar o livro de instrucções para melhor utilização do homem/mundo?
    Lembro-me de quando comprei o meu primeiro video-gravador. Vinha acompanhado do respectivo manual de instrucções. Comecei a lê-lo, mas rápidamente o coloquei de lado e parti de imediato para a exploração por conta própria. Não passei das funções primárias, reproduzir e gravar directamente.
    Quando um amigo me visitou e viu o aparelho que tinha adquirido, exclamou... é pá, grande bomba, isto faz tudo e mais alguma coisa. Esbocei um sorriso amarelo e confessei: só sei gravar e reproduzir. Ele imediatamente pegou no manual, começou a ler e a debitar funcções que eu nem suspeitei existirem dentro daquela caixinha preta com uns botões e umas luzes a piscar.

    ResponderEliminar
  2. My friend!!!

    Gostava de escrever algo mais sobre este ponto... Estou num "net point" a ver os mails. Mas quando estiver de regresso, retomaria este ponto que é bastante interessante. É um dos meus pontos de interesse. Um dos meus trabalhos finais de uma cadeira, foi precisamente "Do Corpo à Carne, uma visão fenomenológica da Encarnação...". Enfim...

    Deixo o meu Abraço de terras algarvias.

    ResponderEliminar