quarta-feira, 14 de novembro de 2007

P. Pedro Arrupe,sj





Hoje faria 100 anos!

Estudou medicina, entrou na Companhia de Jesus, foi expulso de Espanha aquando da instauração da República, foi missionário no Japão, seguindo para Roma, onde foi eleito Superior Geral da Companhia.

No Japão vive a maior experiência da sua vida. Às 8h15 minutos o relógio parou... Rebenta a bomba em Hiroshima. Diante de tal catástrofe, arregaça as mangas e dá o melhor que pode, tentando curar os sobreviventes. Isso marcou-o para o resto da sua vida, inteiramente dedicada a Deus, através das pessoas. Afinal, como dizia o P. Arrupe, não se pode dar respostas do passado aos desafios do presente. Deixo uma oração dele que me tem ajudado a perder os medos e a me empurrar para loucura:

Senhor, dá-me o teu amor, que me faça
perder a minha "prudência humana" e me leve a arriscar a dar o salto, como S. Pedro, para ir para Ti: não me afundarei enquanto confiar em Ti.

Não quereria ouvir: "Homem de pouca fé, porque duvidaste?". Quantos motivos teológicos, ascéticos, de prudência humana, aparecem no meu espírito e tentam demonstrar-me "sob aparência de bem" com muitas razões humana, que o que Tu me inspiras e pedes é imprudente: uma loucura.

Tu, Senhor, segundo isso, foste "o mais louco dos homens", pois inventaste essa insensatez da cruz.

Senhor! Ensina-me que essa insensatez é a tua prudência, e dá-me tal amor à tua pessoa para que seja eu também outro louco como Tu.

(No blog da minha Comunidade, a Comunidade Pedro Arrupe, desde há uma semana foram publicados pequenos textos/partilhas sobre a vida do P. Arrupe)


Sem comentários:

Enviar um comentário