segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Desabafo(s) II...




[Baixar defesas de Heliz, in: olhares.com]


Vi este post no Arte da Fuga. Tem-me andado no pensamento. Não vi o filme, mas tenho de o fazer. Já li a sinopse e interessou-me bastante…

Mas, restringindo-me ao excerto que o AMN lá colocou...

…é forte, bastante forte. A imagem que me ocorreu, tendo em conta o título da canção e a própria canção, foi mesmo a de Jesus a chorar sobre Jerusalém (Cf. Lc 19, 41 - ss). Claro que posso aplicar a várias situações, não apenas às de conflito. No entanto, tenho cada vez mais a sensação de andarmos a brincar uns com os outros, como peças de uma engrenagem que vacila… Não percebo muito de política, uma das minha lacunas, mas de facto é notório o quanto o sentido de autoridade com responsabilidade passa rapidamente para um autoritarismo sem sentido… Pergunto(-me): Para quê? E em nome de quê?

Há dias que me apetece chorar… Outros, em que choro mesmo. Tanto que me tenho sentido cansado de receber a imensa informação filosófica [tão certeira com o que se passa nos dias de hoje] que por vezes é difícil de digerir. Posso resolver rapidamente, dizendo que os problemas não são meus. Mas será que não são? É certo, directamente não são! Mas, sinceramente, como homem consciente e alguém que tenta ser cada vez mais cristão, não consigo deixar de ficar entristecido com o que nos rodeia. É verdade que não sou pessimista, até sou uma pessoa de esperança. Agora, não consigo desligar em relação ao mundo…

Estou farto de discursos de “lançar poeira para os olhos”, como se tudo estivesse excelente, quando basta sair à rua, ler jornais, ver televisão, para confirmar que bem não está… São cada vez mais os grandes pensadores que afirmam que vivemos numa realidade social complexa e desconcertante, havendo uma desarmonia cada vez maior entre o ser e o estar. Não sou apocalíptico, no entanto tenho mesmo a sensação de que está na altura de parar e pensar seriamente sobre o que se passa à nossa volta.

Uma coisa é certa, quando cada um quer absorver todo o poder para si, continuaremos a ter muitos momentos como o excerto do Free Zone



1 comentário:

  1. O chorar permite desanuviar o espírito. Depois do choro sinto-me sempre melhor.
    Nunca me arrependi de ter chorado.

    ResponderEliminar