segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Lucidez


«Vai deixar de publicar quando o que mais surgem em Portugal são novos autores?
Surgem muitos? No nosso país?
Sim, que opinião tem dos novos "valores"?
Mas está a falar de escritores ou de livros? É que há pessoas que escrevem e há escritores. Não sei do que é que está a falar.
De livros...
Eu não os leio. Li os primeiros parágrafos de um nos Correios enquanto esperava pela minha vez.
E o que é que achou?
Acho que não vale a pena perdermos tempo nisso.
Mas vendem-se tantos livros em Portugal!
Isso sempre existiu, agora existem é outros meios.
Um sucesso que se deve ao marketing?
Penso que não. Uma tia minha quando via um quadro do Picasso dizia "aquilo também eu faço". Há livros que parecem esses quadros, daqueles que se compram nas feiras. Porque é que as televisões estão infestadas de novelas que são perfeitamente miseráveis? É o que as pessoas vêem! Na literatura sempre houve best-sellers e não acho mal que sejam publicados, dá alegria à pessoa que o escreve, dá alegria a uma série de leitores. O que não podem depois é dizer "pus os portugueses a ler". No outro dia vi uma apresentadora de TV a mostrar o seu novo livro e não tenho dúvida de que vai vender, mas daqui a 20 anos ninguém saberá quem foi essa senhora. »


Excerto da entrevista de António Lobo Antunes
no DN de hoje. Para ler na íntegra aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário