terça-feira, 5 de abril de 2016

DT



[Coisas inesperadas do quotidiano numa escola] Fui buscar um pedaço de travessa de barro que guardo desde há 5 anos e meio. Parti-a na minha última aula como director de turma do 9.º C. Nela estava escrita uma oração de Fernando Pessoa, que nos acompanhou ao longo do ano lectivo. Depois de partida, dei um pedaço a cada um e fiquei com este da foto, que fui buscar… e assim avivar a memória do que significa ser DT. Os “meus” meninos e meninas dessa turma já são jovens adultos. Como lhes disse a seu tempo, ensinaram-me muito sobre paternidade espiritual com muito “amôôôôôôr”. ;) Pois, o pedaço de barro aviva a memória, em especial por ter assumido desde ontem a direcção de uma turma. Desta vez um 9.º F. Serão apenas dois meses, mas, além das burocracias (ai a educação que é cada vez mais administrativa, levando o DT a ser quase mais secretário que professor), o mais importante é ajudá-los a crescer. Também aqui se faz e vive pastoral… no tal cuidar, tão necessário, do outro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário