domingo, 6 de novembro de 2016

Respeito




Vincent J. Musi

[Secção desabafos] Quando acontecem desastres naturais, como um sismo, percebemos a força da natureza, que, como se sabe, rege-se por leis físicas. Em tempos, muito idos, havia uma linha de pensamento teológico que afirmava ser um castigo divino por pecados da humanidade. Tristemente, esse tempos, afinal, não são tão idos. Essa linha de pensamento ainda pulula no de algumas pessoas. Até poderia pensar tratar-se de humor negro, mas nem isso. Um padre italiano veio dizer, numa estação de rádio com grande difusão, (e manter, mesmo depois de declarações pelo Vaticano em contra), que Deus castigou Itália com o recente sismo pelo “pecado da sodomia” e “uniões gay”. Dói saber que, além deste padre, há mais pessoas que alinham neste tipo de pensamento. Às vezes penso que estas pessoas, nessa ânsia de condenação, acabam por sofrer bastante. Só pode. Já escrevi uma ou outra vez por aqui: estas manifestações, além de fazerem crescer a amargura, não são cristãs. Como padre, lamento que um colega possa fazer afirmações deste tipo: pela condenação de pessoas ao desbarato; por fomentar imagens divinas, como um deus vingativo, desligadas do Evangelho; por, em vez de evangelizar (ou seja, de anunciar a Boa-Nova de Cristo, que veio não para condenar, mas para salvar), provocar reacções desnecessárias contra a Igreja. Em tempos de promoção do encontro, como o Papa Francisco tanto insiste, só se ganha a partir do respeito… e para ganhá-lo, é preciso vivê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário